Agora Piauí

Pix: Crescimento de 52% consolida como líder em pagamentos

Pix supera 63,8 bilhões de transações em 2023, segundo Febraban. Confira!

Por Redação
Foto: • Bruno Peres/Agência Brasil • Bruno Peres/Agência Brasil
• Bruno Peres/Agência Brasil

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos, registrou um notável crescimento de 52% em relação ao ano anterior, totalizando 63,8 bilhões de transações em 2023. Esse aumento significativo consolida o Pix como o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, ultrapassando a soma de outras modalidades como cartões de crédito e débito, boletos, TED, cartão pré-pago e cheques.

Popularidade e Confiabilidade

De acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Pix tem se destacado por revolucionar o sistema financeiro do país, oferecendo uma ferramenta simples e segura para pagamentos instantâneos, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, destaca a confiança dos brasileiros na tecnologia do Pix e sua relevância no dia a dia da população.

O sucesso do Pix é evidente desde sua introdução: ultrapassou as transações de TED em janeiro de 2021, superou os pagamentos com cartão de débito em 2022 e, em fevereiro de 2022, já era mais utilizado do que o cartão de crédito. A descontinuação do antigo sistema DOC pelos bancos no ano passado, devido à popularidade do Pix, é um reflexo claro dessa mudança de paradigma.

Comparativo com Outros Meios de Pagamento

No ranking de transações por número, o cartão de crédito ficou em segundo lugar, com 19,8 bilhões de operações, seguido pelo débito, com 16,7 bilhões. Já em termos de valor transacionado, o Pix ocupou o segundo posto, movimentando R$ 26,9 trilhões. A liderança nesse quesito pertenceu à TED, com um volume de R$ 43,1 trilhões.