Projeto UFPI: Física no semiárido promove educação transformadora
Projeto da UFPI valoriza saberes locais e leva Física ao Semiárido

Projeto UFPI: Física no Semiárido promove educação transformadora
O projeto de extensão "Física na Comunidade: Educação do Campo e Convivência com o Semiárido", realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), encerrou o semestre com diversas iniciativas voltadas à integração do ensino de Física com a realidade local. Sob a coordenação do professor Alexandre Leite e o apoio dos bolsistas PIBEX/UFPI Jean João de Sousa Carvalho e Nelioneide Soares Nunes, o projeto busca estabelecer um diálogo entre o conhecimento científico e a vivência das comunidades.
Conectando Física à Realidade Local
O objetivo principal do projeto é levar o ensino de Física para o cotidiano das pessoas, respeitando suas histórias e saberes. Segundo o professor Alexandre Leite, essa abordagem representa um compromisso com a educação transformadora e libertadora, onde a ciência se encontra com a vida.
Iniciativas e Cursos Realizados
Uma das ações de destaque foi o curso "Explorando as Grandezas Físicas e as Unidades de Medidas na Feira Popular de Jaicós", ministrado presencialmente por Francisco das Chagas Carvalho, com a participação de 27 estudantes da educação básica. O curso proporcionou a integração de conteúdos científicos no ambiente da feira livre, demonstrando como conceitos como massa, volume e comprimento estão presentes no cotidiano.
Além disso, o curso "Leituras e Diálogos Freirianos" promoveu reflexões críticas sobre educação, ministrado de forma remota por Alexandre Leite, com a participação de 22 professores e estudantes. A Feira de Ciências sobre Tecnologias Sociais para a Convivência com o Semiárido Piauiense e o curso "Microclima na Sombra de Espécies Arbóreas da Caatinga" também se destacaram, demonstrando a aplicação da ciência às necessidades locais e a relação entre ambiente, clima e ensino de Física.
O Papel da Universidade na Transformação Social
Para o coordenador, todas essas ações ressaltam a importância da universidade pública na popularização da ciência e na construção de pontes entre a academia e a vida real. O projeto da UFPI reafirma o compromisso com uma ciência engajada e transformadora, permitindo que cada indivíduo se reconheça como agente de mudança em sua própria realidade.