Telemedicina facilita acesso a consultas e amplia atendimentos
A ferramenta permite a realização de consultas a distância para quem mora no interior do estado.

A ferramenta permite a realização de consultas a distância para quem mora no interior do estado.
A utilização da tecnologia a favor da medicina já é prática incorporada à área médica, e após a pandemia de Covid 19, a telemedicina ganhou ainda mais espaço nos hospitais e consultórios de todo o Brasil. Com maior dinamismo, o serviço torna o atendimento médico mais rápido, de fácil acesso, eficiente e seguro, a telemedicina é regulamentada desde 2020.
A cidade de Teresina, por ser um dos principais polos de saúde do Nordeste, recebe anualmente milhares de pessoas buscando atendimento médico. Com o uso da telemedicina, o paciente não precisa, necessariamente, percorrer grandes distâncias para realizar uma consulta. “Um importante avanço é a possibilidade de prescrição à distância, principalmente, para aqueles que dependem de medicamento controlado”, esclarece o endocrinologista da Med Imagem, dr. Wallace Miranda.
O médico, que atende por telemedicina e de forma presencial, destaca a importância de aproveitar as facilidades que a tecnologia trouxe. “A minha sugestão sempre é, vamos utilizar a tecnologia a nosso favor. Tudo que ela puder trazer de bom, vamos utilizar. A telemedicina facilita muito, aproxima muito o paciente do médico”, frisou.
O dr. Wallace explica ainda que a consulta on-line permite vários serviços antes exclusivos de uma consulta presencial como passar receitas médicas, atestados e laudos, tudo isso com a assinatura digital do médico, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.
De acordo com o especialista, a telemedicina não chega para substituir as consultas presenciais, mas, sim, para auxiliar e facilitar o acesso dos pacientes à rede de atendimento. “O paciente não é de Teresina, mora em uma cidade distante, fez a primeira consulta presencial, já conhece o médico, já é acompanhado pelo médico, por que não fazer um retorno ou um acompanhamento por telemedicina? Então, ajuda muito ter essa possibilidade”, reforçou.
“É algo que veio para ajudar, tudo que veio para ajudar, a gente tem que utilizar. Quando precisa realmente de um exame físico mais detalhado, tem que ter o acompanhamento presencial, mas o próprio médico pode orientar durante a consulta on-line”, finaliza.
Fonte: Direto da Redação